Os fãs do drama familiar do canal NBC “This Is Us” devem ter notado que Randall Pearson (interpretado pelo actor Sterling K. Brown) parecia um pouco desligado no final do episódio da semana passada. Dos três irmãos Pearson, Randall é geralmente aquele que parece ter tudo — mas a sua mão a tremer foi um sinal claro de que alguma coisa não estava bem.

Acabou-se, então, por perceber que Randall luta contra a ansiedade desde  criança e tem experiências incapacitantes, como ataques de pânico quando se sente sobrecarregado ou stressado.

Os ataques de pânico são caracterizados por uma onda de intenso desconforto e medo.

A personagem de Randall exibe sinais de transtorno do pânico, uma forma de ansiedade em que se experiencia recorrentes ataques de pânico ao longo da vida. É comum que o transtorno do pânico comece na infância e, numa cena de flashback, vemos o jovem Randall a ter um ataque enquanto faz os deveres da escola (e o seu irmão Kevin ignora Randall em vez de oferecer ajuda).

Doentes com transtorno de pânico geralmente sofrem o seu primeiro ataque de repente e sem aviso, mas depois disso, o stress pode ser um gatilho.

A ansiedade é um distúrbio de saúde mental, mas os sintomas de um ataque de pânico são muito reais. Durante o ataque de Randall, ele está a tremer, a suar, em hiperventilação e com dificuldade em respirar. Este é um retrato fiel. Durante um ataque de pânico, parece que estamos a morrer ou a perder a cabeça. A visão turva que Randall vivencia também corresponde à realidade de um ataque de pânico , bem como a sensação de desconexão em relação ao corpo.

Quer saber dicas simples para acabar com a ansiedade? Clique aqui e faça download do nosso e-book.

Partilhe nas redes sociais:

Deixe uma resposta